Imprimir

Leia também a resposta da SME aos SindicatosNotaPublica

 

Resposta da SME aos Sindicatos:

Prezados

Considerando as discussões realizadas nas últimas semanas e nosso compromisso de dar retorno quanto às decisões tomadas por este Gabinete, no que se refere à estratégia de organização e planejamento, compartilhamos e-mail encaminhados aos educadores da Rede tratando sobre o início do ano letivo.

--------------------------

Prezados Educadores

Boas vindas

O retorno às aulas é sempre um convite ao desafio de organizar o ano letivo.

2021 traz um componente a mais que é o fato de retomar presencialmente os processos de ensino e de aprendizagem após um período longo de afastamento das unidades educativas.

As decisões tomadas pela Prefeitura de São Paulo foram fruto de um processo intenso de diálogo com especialistas em saúde, profissionais de diferentes áreas, inclusive da educação, e com os familiares.

Por esse motivo, o planejamento será muito importante. Ser acolhido, conversar com os colegas de trabalho, planejar o acolhimento dos estudantes e a organização didática demandará muitas reflexões e o diálogo do coletivo e dos grupos em separado. Serão 10 dias de trabalho intenso, já orientado pela SME.

Além de se preocupar com os processos acima citados, queremos também continuar garantindo a segurança de todos. Por isso, os primeiros dias de trabalho serão organizados da seguinte maneira:

01 a 09 de fevereiro - planejamento online.

10 a 12 de fevereiro - planejamento presencial com rodízio de educadores presentes na Unidade (a equipe gestora organizará os agrupamentos que virão, ao menos, um dia). Os demais permanecem em trabalho online.

Importante ressaltar que o período presencial respeitará o disposto em normativas: profissionais acima de 60 anos ou com comorbidades farão teletrabalho.

Nós educadores sabemos que o processo de retorno é muito importante para nossos bebês, crianças, jovens e adultos. A escola é um espaço de desenvolvimento integral. Com a situação de pandemia, precisará ser construído coletivamente: educadores, familiares, estudantes e quem mais quiser colaborar.

Materiais

Anexamos ao e-mail os materiais pedagógicos que servirão ao período de planejamento.

A SME também está organizando as ações que impactam esse retorno seguro: rotinas de limpeza de acordo com os protocolos sanitários, entrega de tablets, instalação das salas digitais, entre outras ações que serão compartilhadas com todos no decorrer dos dias.

Há também uma ação especial, que merece destaque, que é coordenada pela equipe do NAAPA: projeto cuidando de quem cuida. A partir do dia primeiro todas as escolas serão visitadas para que o acolhimento continue acontecendo. E isso é só parte de um projeto que será ampliado.

Sabemos o tamanho do desafio. Mas nos preparamos nos últimos meses para esse momento.

Bom planejamento para todos!

Fernando Padula - Secretário Municipal de Educação
Minéa Paschoaleto Fratelli - Secretária Adjunta de Educação
Malde Maria Vilas Bôas - Secretária Executiva Municipal
Pedro Rubez Jeha - Chefe de Gabinete